Blog do Prof. Pascoal Vaz

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ONDE A DESUMANIDADE É REGRA


Paulo Schiff no Jornal Diário do Litoral

Imagem 01: É de hoje. Você ainda vai ver nos telejornais regionais durante o dia. Ou no DL de amanhã. É do governador Geraldo Alckmin na Baixada Santista. Inaugurando novas instalações da Polícia Militar. Participando de reunião da Agência Metropolitana de Santos.
Imagem 02: É de terça-feira. Você viu ontem. É do prefeito João Paulo Papa, recebendo, lá em Brasília, as chaves do prédio do antigo Hospital dos Estivadores de Santos.
Imagem 03: É de hoje também. Essa é provável que a gente não veja. Dificilmente vai estar nos jornais ou telejornais. Trata-se da remoção, por ambulância, de uma senhora de 78 anos. Ela está com uma fratura no fêmur desde sexta-feira da semana passada no CREI de São Vicente. Vai ser levada para a Santa Casa de Santos. Depois de uma semana sem nenhum procedimento, vai receber uma “avaliação”.
Uma desumanidade.
As três imagens guardam íntima relação. O governador vai estar por aqui para olhar mais de perto as questões da Baixada. No início deste ano, em uma dessas visitas, prometeu liberar R$ 90 milhões para a área da Saúde da região.
Pelas contas do jornalista Rodolfo Amaral, infalível com os números, mesmo liberando esse dinheiro, o governo estadual ainda estaria em dívida grossa com os municípios do litoral.
Esse dinheiro faz falta.
Os prefeitos têm tentado cobrir essa carência. As chaves do hospital nas mãos de Papa representam simbolicamente esse esforço. São Vicente aplica mais de 30% do minguado orçamento municipal na Saúde ( a determinação da Constituição é de no mínimo 15%). Mesmo assim, se o prefeito Tércio Garcia aparece num ambulatório, AME, hospital ou qualquer outro lugar onde as pessoas deveriam estar recebendo tratamento, o resultado é um tsunami de reclamações. E até de palavrões.
Sabe por quê? Porque a desumanidade com a senhora com fratura de fêmur, por relatos das próprias enfermeiras do CREI, aqui na Baixada é regra e não exceção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário